Alimentos saudáveis também podem atrapalhar na hora de emagrecer

A mudança de hábitos alimentares é um fator determinante para que o processo de emagrecimento tenha sucesso. Priorizando o consumo de frutas, legumes, verduras, alimentos mais nutritivos e escolha saudáveis, assim como a redução no consumo de açúcares e gorduras. Esse esforço costuma apresentar resultados benéficos, mas quando o ponteiro da balança se estabiliza, muitos se questionam sobre o que estão fazendo de errado. A resposta para isso pode ser encontrada quando avaliamos detalhadamente a ingestão alimentar de cada indivíduo. O fracasso nesse processo pode estar na maneira de lidar com alguns dos alimentos.

Muitos confundem o termo alimentação saudável com a expressão comer a vontade! Isso passa a ser um problema para os que desejam emagrecer, já que as pessoas acham que por determinado alimento ser saudável (rico em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, etc.) ele pode ser consumido a vontade, esquecendo que alguns deles são calóricos e contem níveis de gorduras que podem atrapalhar seu processo de emagrecimento, portanto podem ser consumidos, mas dentro de um planejamento alimentar.

Conheça alguns alimentos que parecem inofensivos mas que exigem cautela na hora do consumo:

1.Frutas e hortaliças

Excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, não devem faltar no cardápio, mas o consumo também precisa respeitar as quantidades estipuladas de 3 a 5 porções para frutas e 4 a 5 porções para hortaliças. É preciso lembrar que algumas frutas mesmo sendo muito nutritivas, são bastante calóricas como por exemplo, abacate, manga, banana, então devemos ingerir com moderação.

granola2.Frutas secas, granola e castanhas

Muito saborosas, ótimas opções para pequenos lanches, fonte de fibras e vitaminas que dão saciedade e energia. Porém, contém açúcares e gorduras. O recomendado por dia é em torno de 25 gramas.

3.Barrinhas de cereais

As barrinhas de cereais também são ótimas opções para os lanches, mas contem, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as mais calóricas ainda.

4.Água com sabor

A hidratação é fundamental para nosso corpo. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino funcionarem melhor. O ideal é beber aproximadamente 2 litros de líquidos por dia. Mas água com sabor pode conter adoçantes e outros aditivos, que em excesso podem ser prejudiciais ao nosso organismo. Muitas atualmente já são classificadas como refrigerantes, portanto não devem ser consumidas de forma exagerada.

5.Molho para saladas

A salada costuma ser uma ótima ideia para quem está querendo emagrecer, mas dependendo do molho podem se tornar calóricas. Uma opção de tempero é o molho de iogurte desnatado.

6.Açaí

Apesar de ser rico em nutrientes e grande fonte de energia, o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são cerca de 250 calorias para cada 100 gramas.

7. Comida japonesa

sushiUm dos alimentos preferidos da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser elaborado a partir de alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos. O sushi tem em média entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é o tamanho da porção consumida de uma só vez. A recomendação de consumo é de +/- quatro a cinco unidades.

8. Refrigerante diet, light ou zero

Embora os refrigerantes desse tipo não forneçam calorias, há um outro elemento deste produto que é o adoçante. Estudos mostram que quanto maior o consumo de adoçantes, maior fica a vontade de ingerir doces, já que o efeito do adoçante nas papilas gustativas faz com que estas fiquem mais receptivas ao sabor doce. Além disso, a maioria destas bebidas apresentam uma concentração de sódio (sal) alta, não sendo recomendado em grande quantidade aos pacientes hipertensos.

9. Azeite

Alimento extremamente saudável, fonte de gorduras conhecidas como “boas” e protetoras do sistema cardiovascular, mas porém muito calórico. Uma colher de sopa de azeite já nos fornece cerca de +/-120 calorias.
Portanto, mesmo os alimentos considerados mais saudáveis, precisam ser consumidos com moderação para que não atrapalhem o processo de emagrecimento.



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