Carboidratos a noite atrapalham o emagrecimento?

Os carboidratos estão presentes na maioria das refeições, entre os alimentos que consumimos ao longo do dia. Eles fazem parte dos alimentos que dão energia e que são muito importantes para o organismo desempenhar suas principais funções. Entretanto, os carboidratos são vistos como os vilões para aqueles que desejam emagrecer, mesmo com todos os seus benefícios.

Eu diria que eles são mal compreendidos e mal usados. Os carboidratos contribuem para que o corpo desempenhe várias funções importantes, além de dar energia através da glicose.

Além dessa função, o carboidrato faz parte dos envoltórios celulares, dos músculos e de várias outras áreas do corpo. Por isso, ele faz parte da maioria das nossas refeições. Para entender, então, porque ele é taxado como prejudicial, especialmente para as pessoas que querem emagrecer, é preciso entender os dois tipos de carboidratos mais conhecidos que existem dentro da nossa alimentação.

carboidratos-complexosO carboidrato simples: Feito a partir da farinha branca e do açúcar refinado, eles são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. Dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos.

Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura. Assim se formam as reservas corporais, ou seja, os famosos “pneuzinhos.”

O carboidrato complexo: Este carboidrato garante uma saciedade prolongada por ter digestão mais lenta. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida. A Aveia por exemplo também tem a vantagem de ser rica em fibras.

Os Carboidratos complexos são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. Mas tome cuidado para não exagerar! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas. Os carboidratos complexos são uma boa fonte de minerais, vitaminas e fibras.

Como evitar que os carboidratos consumidos a noite te façam engordar

Quando você se alimenta de carboidratos simples, o corpo pressupõe que você irá se exercitar naquele exato momento. Então, ele deixa a sua disposição aquela quantidade de glicose, a fim de manter seu corpo funcionando enquanto desempenha atividades.

pesoQuando o corpo não se exercita após o consumo de carboidratos simples, ele irá reservar a glicose para outro horário. Isso, independente do horário. No caso de se alimentar deste tipo de carboidrato durante a noite, logo antes de dormir, o que acontece é que você, provavelmente, não irá desempenhar muitas funções naquele horário. O que significa que o corpo irá estocar aquela energia durante a noite. Pela manhã, você irá se alimentar novamente, porém queimará a glicose do café da manhã. Aquela energia estocada durante a noite não será queimada, continuando estocada até que, um dia, você consuma menos energia do que irá gastar.

No caso dos alimentos integrais, que são os carboidratos complexos, o processo irá acontecer mais devagar. Mesmo assim, se você ficar muito tempo sem se exercitar, eles irão virar reservas corporais.

Contando com esses dois tipos de carboidrato em sua alimentação, você pode usar os dois a favor do seu objetivo, até mesmo para emagrecer. Quando você consome o carboidrato simples, você está injetando mais energia em seu corpo. Com mais energia, seu corpo ficará mais ativo, queimando mais gorduras. Enquanto que o carboidrato complexo pode ser usado para períodos em que você se mantenha em repouso, usando a glicose quebrada vagarosamente para manter o funcionamento de outras áreas, como funções metabólicas e ações involuntárias do corpo.

É importante balancear a sua alimentação, seja durante o dia ou durante a noite. Certos tipos de carboidratos antes de dormir podem prevenir vários problemas do sono, assim como insônia.

Por isso, não é necessário cortar os carboidratos antes de dormir, é importante que eles sejam consumidos de acordo com seu estilo de vida e com moderação.

Qual carboidrato priorizar em cada período do dia?

Ao acordar: Carboidratos simples, por conta do período que ficou sem se alimentar.

Depois dessa refeição que no caso seria o lanche da manhã, todas as refeições até antes do treino devem ser carboidratos complexos.

Depois do treino, entra novamente o carboidrato simples para repor as energias gastas, podendo ser os suplementos.

Depois disso até antes de dormir (janta e ceia), carboidratos complexos, ou seja, de médio a baixo índice glicêmico.



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