Como substituir o doce no cardápio?‏

Ao pensar em emagrecer, a primeira coisa que muitos pensam é no sacrifício que vão ter que se submeter ao eliminar alguns alimentos do cardápio, principalmente os doces,  pois na hora do desejo incontrolável pelo doce nós costumamos perder o controle e simplesmente ingeri-los, com ou sem culpa… Mas por quê isso acontece?

Primeiro devemos entender o que ocorre no nosso organismo quando ele pede enlouquecidamente o doce. Este é visto pelo nosso organismo como uma “droga”, ele se liga nos nossos receptores de prazer. Por isso quando tentamos diminuir o consumo da quantidade de doces torna-se tão difícil. O corpo acaba pedindo aquela substância que causa aquela sensação maravilhosa.

Dieta_DoceSe o nosso objetivo é emagrecer ou controlar o consumo de doces precisamos primeiro reconhecer em que momento esse doce está sempre presente. Será que é no final da tarde? Ou depois das refeições? Ou quando está estressado? Se reconhecermos o que esse doce vem recompensar fica mais fácil ficar sem ele. Será que o seu dia é apenas trabalho + estudo + casa + comida + cama? Se essa for a sua rotina a comida e principalmente o doce passa ser a sua única forma de prazer. Então todos os dias você fica dependente de ter esse momento de relaxamento e prazer para liberar um pouquinho do estresse do dia a dia. Mas que tal nós mudarmos essa rotina para não ficarmos tão dependente desse doce? Tente praticar uma atividade física, ela libera hormônios de bem estar, assim como o do chocolate e fará você se sentir melhor e não depender tanto desse doce.

Agora se esse doce é a sua companhia, naquele momento que você está sozinho, ou vendo uma filme, ou pensando em decisões importantes, aí ele passa a ser um sentimento. Muitas vezes esse doce significa algo que nem sabemos. Nesse caso tente procurar aquilo que lhe falta. Marque de encontrar os amigos depois do trabalho para relaxar um pouco, conversar… Isso irá ajudar também.

Mas independente disso tudo, o doce é sim saboroso o que faz sermos dependente dele. Basta termos um auto-controle das quantidades que não fará mal a nossa saúde e consequentemente ao nosso objetivo de emagrecer. Abaixo segue umas dicas do que podemos fazer na hora de “matarmos” a vontade de doces:

  • Escolha doces de frutas como banana cozida com canela, maça grelhada, doces em calda feitos da própria fruta em casa, doce de abóbora, etc;
  • Em uma receita de doce substitua os ingredientes pela versão light. Isso ajudará no final da preparação ter uma quantidade menor de gordura e consequentemente de calorias;
  • Nas receitas de bolo substitua o óleo por suco de fruta. Por exemplo, o bolo de cenoura feito com suco de laranja no lugar do óleo. Também podemos optar pelo iogurte desnatado que deixará o bolo fofinho e saboroso;
  • Prefira os chocolates ricos em cacau. Quanto mais cacau tiver melhor será. O cacau tem um efeito antioxidante no organismo (limpeza) e ainda ajuda a controlar a gorduras ruins como o LDL (colesterol ruim). Nós também temos opções de chocolates de soja que ajuda a ter uma gordura vegetal o que melhora a qualidade do alimento;
  • Sempre que as receitas utilizarem chocolate em pó coloque cacau em pó na metade da quantidade estipulada. O achocolatado tem adição de açúcares e gorduras, já o cacau em pó tem os benefícios do cacau, sem ter essas adições;
  • Frutas secas, damasco seco, figos seco, etc, saciam a vontade de doces e colaboram com nosso objetivo.

A partir de hoje você pode mudar a qualidade do seu doce e depois de se acostumar comece a diminuir as quantidades. Tenho certeza que você conseguirá um excelente resultado!



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