É correto comer proteína para emagrecer?

A proteína é a matéria-prima para o corpo humano, sendo fundamental na sua alimentação. Elas são usadas na construção e reparação dos músculos e tecidos diversos do corpo. Ao contrário dos carboidratos e das gorduras, as proteínas não podem ser estocadas no corpo. Após ingeridas, as proteínas ficam no corpo por em torno de apenas 3 horas.

Mas nem por isso devemos abolir o carboidrato da nossa alimentação, pois quando optamos por uma alimentação alta em proteínas e deixamos os níveis de carboidratos muito baixos ou praticamente nulos, o corpo recorre aos seus tecidos magros (músculo) para conseguir a energia necessária. O corpo faz isso através do catabolismo. Como já mencionamos aqui no site, para perder gordura, temos que manter nossos músculos, por que eles, ajudam neste objetivo. Cada kg de músculo adicionado queima 100 kcal a mais só por existir. Este processo de perda muscular pode e deve ser evitado comendo-se quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e exercitando-se.

fontes-de-proteinas-alimentosO corpo só pode se utilizar de proteínas para construção muscular se estas forem completas e possuírem todos os aminoácidos necessários, o que chamamos de proteína de alta qualidade. Caso você ingira a quantidade correta de proteínas diárias, porém, todas vindo de vegetais, grãos e outras fontes de proteínas incompletas, você não estará desfrutando dos benefícios desses alimentos, sem mencionar que você teria que comer quantidades exageradas do mesmo.

Exemplos de alimentos que são fonte de proteína de alta qualidade

  • Peito de frango
  • Peito de peru
  • Peixes
  • Ovos
  • Carnes vermelhas magras
  • Laticínios de baixa gordura (queijos, leite, etc)
  • Whein protein (suplemento proteico de alta qualidade)

A proteína ajuda a emagrecer por vários motivos. O efeito térmico é mais um deles, de 10% a 30% das calorias ingeridas no dia são gastas apenas no processo de digestão. As proteínas tem o maior efeito térmico. A cada 100 kcal de proteína ingeridas, 25 kcal são gastas na digestão. É essencial ingerir proteína de qualidade em cada uma das refeições, a cada 3 horas, isso ajuda a combater a fome de forma eficaz.



4 thoughts on “É correto comer proteína para emagrecer?

    • Olá Cristiane.
      Obrigado pelo seu comentário. Sugiro que se inscreva na nossa lista de e-mail, na lateral direita do site e recebeba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre. Além disso, fique atenta nas nossas atualizações do site.
      Carol.

      • Fiz uma cirurgia bariátrica estou comendo muito pouco e com medo. Já perdi 13kg em 50 dias. Estou enjoada de carne eu só aguento líquido. Qual seria a melhor dieta para eu ter saúde?

        • Olá Selma, obrigada pelo seu comentário.
          Em casos de cirurgia bariátrica, indico que você procure a orientação do seu médico para melhor esclarecer seu dúvidas. Mas o que eu posso lhe orientar é que você mastigue muito bem e lentamente os alimentos e não ingira os alimentos que foram restritos pelo médico.
          Boa recuperação!
          Carol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *