Certamente você já ouviu ou leu muitas velhas e/ou novas dietas que prometem emagrecer. Mas são tantos métodos existentes hoje em dia que nos perguntamos se realmente funcionam, certo?
E como saber se uma determinada dieta funciona como forma para emagrecer?
Primeiro de tudo, devemos entender que para a dieta funcionar não basta perder peso, o importante e essencial e o mais difícil é perder peso e MANTER o peso perdido.
Para esclarecer melhor essa afirmação, diremos que uma dieta realmente funciona se ela cumprir os seguintes itens:
- É possível de se seguir a longo prazo?
- Faz com que você perca peso e mantenha o peso baixo sem esforço?
- Não cause fome, nem desconforto e faz você sentir-se bem?
Por este ponto de vista, dieta nenhuma foi feita pra ser de longo prazo. O que vemos e/ou lemos por aí são soluções rápidas e temporárias.
Perca 10kg em 1 mês! É possível? Sim, é possível. Porém, ninguém pensa nas consequências, principalmente para saúde. Agora, se você não se importa com a sua saúde, esta desposto a esse esforço que só causa danos e queira perder os 10kg e depois de mais um mês ganhar 15kg, é simples, hoje você encontra essas dietas radicais à venda.
A melhor forma de emagrecer para sempre e com saúde, não é fazendo dieta radicais, e sim, fazendo mudanças no seu estilo de vida.
Perguntas simples, porém importantes:
Sempre que surgir aquela nova dieta incrível na televisão, revista, internet, etc., antes de se precipitar e iniciá-la, interrogue a nova dieta em questão, e a responda de acordo com que ela a propõe. Isso consiste em basicamente 3 perguntas, simples…
- Esta dieta foca no controle da insulina no sangue?
- Esta dieta fornece ao meu corpo todas as vitaminas e nutrientes que minha saúde precisa?
- Esta dieta promove satisfação e disposição?
Estas são as perguntas são importantíssimas para avaliar qualquer dieta de emagrecimento.
Esta dieta foca no controle da insulina no sangue?
Nenhuma dieta que não controle a insulina no sangue funciona. Para que os hormônios queimadores de gordura funcionem, a insulina no sangue precisa estar atuando de forma natural (o que não acontece na maioria das pessoas). Caso tenha insulina correndo em demasia no sangue, você não vai queimar gordura.
E como saber isso? Verifique se a dieta leva em consideração que os carboidratos simples (massas, pães, batatas, arroz, doces, etc.) são os responsáveis pelos altos índices de insulina no sangue e como a dieta lida com isso. Por outro lado, se a dieta em questão corta os carboidratos totalmente e restringe a sua alimentação à somente alguns poucos alimentos, fique atento também.
Saiba que os melhores carboidratos existentes na natureza são aqueles que você consome na forma de legumes e folhas.
Esta dieta fornece ao meu corpo todas as vitaminas e nutrientes que minha saúde precisa?
A dieta promove o consumo de alimentos como carnes, legumes, folhas, ovos, frutas (moderação), etc?
Lembrando que, produtos derivados de farinhas (de trigo, principalmente), como pães, massas, etc, mesmo os integrais, suplementos e shakes, iogurtes artificiais, não são considerados vitaminas e nutrientes nesse caso.
O seu corpo precisa de vitaminas e nutrientes sempre! As melhores fontes disso são alimentos citados acima.
De nada adianta você começar a seguir uma dieta que inclua shakes de forma que você perca peso rápido e depois se frustre em dobro quando parar e ganhar todos aqueles quilos novamente e rapidamente.
A forma para emagrecer correta é emagrecer para sempre com saúde e disposição.
Esta dieta promove satisfação e disposição?
A dieta deixa você com fome durante o dia ou a noite? Se você passar fome, você estará, possivelmente, fazendo com que seu metabolismo esteja agindo negativamente e, com o passar do tempo, o seu corpo irá se adaptar à estes novos hábitos e você não irá perder mais peso.
Acredite, para emagrecer de verdade você não precisa passar fome!
Não consigo perder mais peso, por favor me ajudem!
Olá Sonia, obrigada pelo seu comentário.
Isso é comum acontecer quando as pessoas estão realizando uma dieta, principalmente se ela for severa. Indico que leia: Como combater o efeito platô.
Carol.