Emagreça entendendo seu metabolismo!

Muitas pessoas que lutam contra os “ponteirinhos” da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo lento pela dificuldade de emagrecer. Você é uma delas? Então saiba que de fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Mas entendendo como funciona o seu metabolismo, é possível acelerá-lo, eliminando mais calorias.

O metabolismo é um conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva, que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter ativo.

metabolismoDo total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, manter o batimento cardíaco, a temperatura corporal, etc. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos, é o chamado de metabolismo basal. Ou seja, é o que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

Inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, homem/mulher, alimentação e prática de exercícios influenciam no metabolismo. Dessa forma, existem pessoas que, dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam, enquanto outros lutam para perder alguns quilos. Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores.

Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:

1º) Tecido muscular – Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecidos vivos, queimando calorias 24 horas por dia.

2º) Alimentação – O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas.

Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilizem em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde, provenientes de azeite de oliva,  nozes, castanhas, entre outras.

emagrecer entendo seu metabolismo3º) Frequência das refeições – O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo massa magra (músculo).

4º) Atividade física – Praticar atividade física acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.

5º) Água – A maioria das funções do corpo acontece na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos oito copos por dia.

6º) Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular.



6 thoughts on “Emagreça entendendo seu metabolismo!

  1. Bom dia tenho 22 anos me chamo diego e estou desesperado peso 123 kilos e tenho 1,85 de altura, preciso emagrecer pois estou com medo que este ganho de peso prejudique minha saúde porque minha familía tem tendencia de colesterol alto, diabetes,pressão alta entre outras doenças e tenho medo que isto venha me atingir… trabalho em um escritório das 7:00 manhâ as 18:00 da tarde, gosto muito de praticar handebol mais não tenho mais tempo pois quando saiu do serviço vou diretamente para o meu curso de enfermagem e só chego em casa ás 22:30 aproximadamente. Por estes motivos quero emagrecer muito pois sei que futuramente irei ser atingido por doenças genéticas citadas a cima. Me ajudem por favor não sei mais o que faço.

    • Olá Diego, obrigada pelo seu comentário.
      Estamos aqui para te ajudar! Para emagrecer é necessário primeiramente força de vontade. Mudando seus hábitos, adquirindo uma alimentação saudável e prática de atividade física regular você conseguirá atingir seus objetivos. O fato de seus familiares terem problemas com doenças que podem ser desencadeadas devido ao excesso de peso é um fator importante para você estar aderindo a esses novos hábitos, mas além disso, os benefícios que irão surgir vão muito além da sua sua saúde, inclui sua auto-estima. Indico que leia os artigos já publicados em nosso site, como por exemplo: Como iniciar a perda de peso e O que comer para emagrecer e que esteja sempre acompanhando as nossas atualizações no site. Além disso acrescente em sua rotina uma atividade física aeróbica, não necessariamente ela precisa ser feita em uma academia, pode ser andar na praia, no parque, andar de bicicleta, de patins, etc. Caso você more, ou trabalhe em apartamento, suba escadas ao invés de elevador, se anda de ônibus, desce um ou dois pontos antes, se for de carro, estacione mais longe. Nos finais de semana, separe mais tempo para cuidar de você! Realizando 30 minutos diários já serão significantes. Você também pode se inscrever na nossa lista, na lateral direita do site e receber por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

  2. PARABENS PELO SEU SITE
    GOSTARIA QUE VOCÊ ME AJUDASSE SOU VICIADA EM MAIONESE, E NÃO SEI O QUE FAÇO, COMO CAFÉ DA MANHÃ, TARDE,CHEGO ATÉ LEVO PRO TRABALHO TENHO MUITA GORDURA LOCALIZADA NO CORPO , O QUE PODERIA FAZER P/ SUBSTITUIR.
    TENHO 158 E 66 QUILOS, ME AJUDE ESTOU PENSANDO ENGRAVIDAR.
    POR FAVOR ME RESPOSTA POR EMAIL.
    DESDE JA AGRADEÇO SUA ATENÇÃO

    • Olá Luana, obrigada pelo seu comentário.
      Estamos aqui para ajudar vocês. Indico que leia os artigos já publicados em nosso site, contendo muitas informações e dicas importantes que irão ajudar no seu objetivo, inicialmente indico que leia por exemplo: Como iniciar a perda de peso e O que comer para emagrecer e esteja sempre acompanhando nossas atualizações. Para emagrecer é necessário primeiramente força de vontade. Mudando seus hábitos, adquirindo uma alimentação saudável e prática de atividade física regular você conseguirá atingir seus objetivos. Além disso, inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

  3. Oi, boa tarde. Tenho 16 anos e minha vida no colégio consome minha semana inteira, incluindo sábado de tarde. Tenho 1,60 e estou pesando 52kg. Meus pulsos são finos, minhas clavículas, aparentes, e meu rosto é bem fino mas ainda sim tenho uma barriga saliente que me incomoda demais! Em casa, a alimentação é bem saudável e a mantenho quando como em restaurantes, durante a semana, apesar de gostar muito de chocolate e outras sobremesas não tão saudáveis. Não sei mais o que fazer para emagrecer, uma vez que não vejo onde posso diminuir quantidades em minha alimentação… Tento contar calorias mas não sei quantas ingerir por dia nem como saber a quantidade mais ou menos exata que consumo por dia…Ajuda?

    • Olá Mariana… Obrigada pelo seu comentário.
      Convido você a ler os artigos já publicados em nosso site, contendo muitas informações e dicas de como emagrecer. Contar calorias é um erro, explico melhor sobre isso neste artigo: Sinais que sua dieta está errada. Além disso, inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *