Erros comuns na hora de emagrecer

Afinal, as inúmeras informações que temos acesso hoje em dia ajuda ou prejudica na hora em que resolvemos emagrecer? Cada caso é um caso, não existe regra, muito menos milagre. Mas no meio de tanta informação, é comum algumas pessoas acaberem cometendo erros na hora de emagrecer. Por esse motivo, vamos citar abaixo alguns dos erros mais cometidos para que você não caia nestas armadilhas e acabe prejudicando sua saúde e se frustrando.

Comer menos do que se gasta

como-fazer-para-comer-menosTalvez, esse seja o maior erro das pessoas que querem emagrecer. O seu corpo já sabe como manter o peso ideal, ele é geneticamente programado para controlar o peso e pode reduzir e aumentar o metabolismo em até 20%. O que nós fazemos é dificultar que o corpo execute esta tarefa.

Ao tentarmos transformar a nossa vida em uma tortura, fazendo contas de calorias ingeridas, não só nos estressamos mais psicologicamente, quanto, deixamos de ter os resultados verdadeiros, pelos quais, estamos à procura.

Uma queima de gordura rápida, saudável e verdadeira é muito mais resultado do que você come do que quanto você come!

Basta aprender quais são os alimentos que ajudam o seu corpo a queimar gordura, ou seja, os alimentos que mantem, principalmente, os níveis de insulina no sangue adequados e se preocupe menos com as quantidades e sim com as qualidades dos alimentos.

Fazer exercício em excesso

excesso_de_exercicio__foto__divulgacao_4ee14fd03397b-556953-4ee14fd03ec9aNa tentativa de gastar mais calorias do que se ingere, as pessoas, normalmente, se comprometem a se exercitarem em demasia. Estabelecem uma rotina de exercícios puxada e se forçam à ir regradamente na academia.

Isso funciona, mas você sabia que é por um tempo limitado?

  • Primeiro, você não irá conseguir ter a mesma força de vontade pra ir se exercitar sempre.
  • Segundo, seu corpo irá, com o tempo, aprender sua nova rotina e estabilizar o seu peso e ajustar seu metabolismo de acordo, ou seja, você não mais queimar gordura.
  • Terceiro, 80% do emagrecimento vem da alimentação e não dos exercícios, então, pra que forçar exageradamente?
  • Quarto, ao se exercitar de forma exagerada, você fará com que seu corpo peça mais alimentos calóricos, tornando sua vida muito mais difícil e testando sua força de vontade ainda mais.

Você já reparou em sua academia que existem pessoas “gordinhas” que estão lá sempre assiduamente, por meses e parecem nunca mudarem a forma física?

Estas pessoas são vítimas do senso comum e, por seguirem ele, acabam transformando suas vidas em uma luta contra o peso, a qual, normalmente, perdem.

Então, o que fazer? Dê mais importância as escolha do que você come, foque mais na sua alimentação. Exercícios são úteis e necessários para uma vida saudável, porém, eles não devem ser o seu maior foco, mas sim, um componente. Caso faça exercícios, faça-os de forma estratégica, para ele servir como seu aliado no processo de emagrecimento.

Abusar dos alimentos saudáveis

alimentos-saudaveisEm um dos nossos textos já publicados aqui explicamos por quê os alimentos sudáveis podem prejudicar sua dieta, mas explicando novamente, de uma maneira resumida, muitas pessoas acham que por determinado alimento ser considerado saudável (rico em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, etc), como por exemplo frutas, barrinhas de cereais, água com sabor, azeite, etc; eles pode ser consumido sem moderação, esquecendo que muitos deles são calóricos e contém níveis de gorduras que podem atrapalhar no processo de emagrecimento, portanto podem ser consumidos, mas sem excessos.

Abusar das frutas

frutas-250x375Outro assunto também já mencionado no site: fruta emagrece? Novamente repetimos, você não precisa eliminar a fruta do seu cardápio, o que você precisa fazer é somente moderar, fazendo algumas adequações.

A frutose é processada e transformada em gordura muito mais rápido que o açúcar puro, pois ela “pula” alguns estágios no processo. Entretanto, as frutas começam a ser um problema pra quem quer emagrecer quando o seu consumo é frequente! Além disso, as frutas variam em concentração de frutose. O mais correto nesse caso seria escolher as frutas de menor concentração de frutose.

Talvez você já tenha escutado que tal pessoa perdeu peso ingerindo apenas frutas. Sim, isso é possível. Mas ele vai ingerir apenas fruta para sempre? E os outros nutrientes que são necessários para uma vida saudável? E o prazer em saborear outros alimentos? Além disso, devemos lembrar que o nosso objetivo não é apenas perder peso, é emagrecer de forma saudável e para sempre!

O que fazer então? Frutas são gostosas e nutritivas, porém, dê preferência à frutas de baixa concentração de açúcar, como morangos.

Cair na armadilha da industria

dificuldade-de-perder-peso-3Você já parou para contar a quantidade de propagandas de alimentos para emagrecimento que você vê diariamente em redes sociais?

A verdade é que NINGUÉM consegue resultados verdadeiros de emagrecimento à longo prazo e de forma saudável, consumindo produtos industrializados. Emagrecer rápido é fácil, porém, emagrecer pra sempre e de forma saudável só é possível criando hábitos de vida saudáveis.

Por isso, não caia nestas armadilhas! Este é um erro que pode levar à consequências permanentes. Estamos falando da sua saúde, estamos falando do seu objetivo, da sua auto estima! Tudo que você tem de mais importante é a sua saúde!

O que fazer? Simples! Dê preferência à alimentos verdadeiros! Tudo que a natureza nos oferece tem maiores chances de nos ajudar nos nossos objetivos. Quem vive com uma boa forma e saúde invejável sabe que nada é melhor pra isso do que se alimentar de alimentos  nutritivos, ou seja, naturais.



10 thoughts on “Erros comuns na hora de emagrecer

  1. Acho que o erro mais comum é achar que se entupir de frutas vai emagrecer, mas como você mesmo falou, tem que maneirar nas frutas, pois fruta em excesso engorda também.

    • Olá Cleo. Obrigada pelo seu comentário.
      Sim, em relação as frutas, elas são importantíssimas e muito saudáveis, porém devemos lembrar que são alimentos fonte de carboidrato, e devemos introduzi-las na alimentação adequadamente, com moderação!
      Carol.

    • Olá Rodrigo.
      Obrigada pelo seu comentário. Inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *