Fruta emagrece?‏

Ao pensar em programa de emagrecimento, reeducação alimentar, alimentos saudáveis, muitos logo associam esses itens a frutas, verduras e legumes, certo?

A fruta sempre foi sinônimo de saúde. Acho que todos nós crescemos ouvindo que precisávamos comer frutas, tomar suco de frutas, salada de frutas, vitamina de frutas, e outras preparações relacionadas para não ficar doente, ou até mesmo para curar alguma enfermidade.

Mas afinal, frutas são tão nutritivas assim?

A resposta é sim, e muito! São fonte de vitaminas, sais minerais, fibras e bioflavonóides. Mas nos últimos tempos tem surgido muita polêmica relacionada ao consumo de frutas. Isso ocorreu após várias pesquisas cientificas demonstrarem que a frutose (carboidrato componente das frutas) auxiliava no aumento da resistência à insulina. As pesquisas ainda apontaram que altas doses de frutose na alimentação, acarretava aumento nos níveis de triglicerídeos e uma diminuição da participação da glicose como fonte de energia.

E realmente isso é verdade! Um consumo elevado de frutose pode ser maléfico para a saúde e influenciar negativamente o processo de emagrecimento.

Então é melhor eu evitar as frutas?

fruta_dietaSem atitudes radicas! Devemos lembrar que a frutose é um dos carboidratos componentes das frutas, mas não é o único. O parágrafo acima é um alerta principalmente para aqueles que consomem grandes quantidades de sacarose, açúcar de mesa, que possui frutose e glicose em sua composição. Mas, lembrando que açúcar de mesa, para quem está em processo de emagrecimento, deve ser eliminado do cardápio!

Como citado acima, as frutas tem os seus benefícios. Possui vitaminas e sais minerais, fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestinol. Possui também os bioflavonóides, que são substâncias antioxidante, de grande importância na recuperação do organismo.

Então posso comer fruta em demasia?

Novamente, eu repito: sem atitudes radicais! Assim como tudo na vida, devemos manter o equilíbrio na ingestão e fazer adequações.

Comer uma, duas ou até mesmo três frutas ao dia seria uma boa escolha, mas certamente acompanhar sua refeição referente ao almoço com um copo de suco contendo cerca de 10 laranjas, não seria. Você já deve ter se lembrado de algum amigo que diz fazer dieta, mas come frutas sem restrição. Certamente ele não atingirá o objetivo desejado. Como as frutas são alimentos fonte de carboidrato, devemos introduzi-la na alimentação como tal.



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