Gorduras: Um BEM ou um MAL pra sua dieta?

Já mencionamos em vários artigos publicados aqui em nosso site, que para otimizar o processo de emagrecimento é necessário que haja uma combinação de 3 macronutrientes importantíssimos em todas as suas refeições, eles são: Proteína de qualidade, Carboidrato de baixo índice glicêmico e Gordura boa.

Algumas pessoas ao lerem essas informações se perguntam: Para emagrecer não devemos restringir a gordura da nossa alimentação? E o que seria gordura boa? Irei brevemente esclarecer essas dúvidas abaixo:

Nós tendemos a pensar sobre gorduras como algo ruim para a saúde, mas isso não é inteiramente verdade. As gorduras são boas para você, quando consumidas de acordo com recomendações. Além de serem nutrientes importantes, também dão sabor aos alimentos. Elas são essenciais pois ajudam o organismo a absorver determinados nutrientes, proporcionando ácidos graxos essenciais e algumas vitaminas, como as vitaminas A e D, além de fornecerem energia e manterem os níveis de colesterol saudáveis. Porém precisamos estar atentos sobre a quantidade e os tipos de gordura que consumimos.

Gorduras Boas

gorduras-boas

Gorduras insaturadas são o que chamamos de “gorduras boas” e há dois tipos: polinsaturada e monoinsaturada.

Gorduras polinsaturadas: Este tipo de gordura está muito presente em óleos de origem vegetal e peixes. Os principais tipos de gordura polinsaturadas são o ômega 3 e o ômega 6. São encontradas, por exemplo:

  • Peixes oleosos como salmão, arenque, e cavala;
  • Óleos vegetais como óleo de soja, girassol e oliva.

Gorduras monoinsaturada: Essas ajudam a queimar as insaturadas (gorduras ruins), que são difíceis de eliminar. São encontradas, por exemplo:

  • Azeite
  • Algumas nozes como castanhas do Brasil
  • Castanha de caju
  • Abacate

Consumido com moderação esse alimento pode te ajudara a emagrecer. Isso porque as gorduras encontradas neste alimento são consideradas benéficas para saúde.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *