O “dia do lixo”‏

Você já ouviu ou viu alguém mencionando esse termo? Refere-se à pessoa que se alimentou adequadamente durante toda a semana e agora neste determinado dia deseja consumir os alimentos que desejar. Mas será que isso irá prejudicar o processo de emagrecimento? A resposta é, depende! Depende de qual será o alimento que você iria ingerir neste dia. E para que esses alimentos sejam os mais benéficos, é necessário adotar estratégias para que você possa colher o máximo dos benefícios!

Então, para quem não sabia, o dia do lixo é o dia de folga do seu plano alimentar. É o dia em que você pode ingerir os alimentos que ainda tem vontade de comer, e dos prazeres que não deseja abrir mão.

diadolixoPor que aderir a esse dia?

Primeiramente pela parte psicológica: Caso você adore chocolate e seja um chocólatra, provavelmente irá acordar em um sábado com uma enorme disposição e alegria pra saciar a sua vontade daquele bolo com cobertura de chocolate… ainda mais podendo fazer isso sem culpa e sem ressentimento!

Porém, os principais benefícios são fisiológicos:

– Aumento na produção dos hormônios T3 e T4, que tendem a cair quando você está perdendo peso e seu metabolismo diminui.
– Aumento no seu metabolismo basal, ou seja, seu corpo passa a queimar mais calorias para se manter por dia.
– Aumento nos seus níveis de leptina, hormônio ligado aos mecanismos de controle do armazenamento de gordura corporal.

O dia seguinte…

Embora livre de culpas, seu corpo vai sentir o impacto de uma alta concentração de carboidratos densos e vazios de nutrientes, principalmente se você já estiver habituado a uma alimentação mais saudável.

Além disso, pode ocorrer ganho de peso, inchaço e aquele medo de dar errado. Mas não se preocupe, o ganho de peso e inchaço acontece principalmente por um aumento na retenção de líquidos devido ao aumento da ingestão de carboidratos simples. Essa flutuação é normal e geralmente se normaliza em dois ou três dias.

Isso faz com que muitas pessoas mudem seus conceitos, e optem por hábitos de vida mais saudáveis todos os dias. Pois quando encontram-se no seu “dia do lixo”, caso escolha ter um, notam-se claramente a diferença de bem estar, comparado aos outros dias da semana. Quando você descobre os benefícios de uma alimentação realmente nutritiva, também percebe com clareza os malefícios de uma alimentação de má qualidade.

 

Como aliar o útil ao agradável?

Biceps-Workout-Dumbbell-Curls-02-1024x6821Se você quer ter os benefícios do “dia do lixo” e evitar o mal estar no dia seguinte, existem algumas medidas que você pode realizar:

Hidratação – Mais água vai ajudar você a não se desidratar e a processar essa quantidade de alimentos extra.

Elimine com as sobras – Já parou pra pensar que as pessoas engordam em épocas festeiras por que fazem comida em excessos e tem que comer até acabar? Caso você não tenha comida do dia do lixo por perto, as chances de você se manter na linha aumentam!

Diminua os picos de insulina – Faça a sua primeira refeição com uma quantidade maior de proteína e fibra insolúvel (legumes e verduras). Aliar proteínas e gorduras irá ajudar.

Ative sua musculatura – Agachamentos, flexões e abdominais são exercícios rápidos e práticos que você pode fazer para, resumidamente, melhorar a sensibilidade das suas células para essa glicose extra, assim você absorver essa energia extra com a sua massa muscular também.

Escolha os alimentos que vão te ajudar – Açaí, arroz, feijão tropeiro, feijoada, churrasco, frutas, sucos, vitaminas, chocolates amargos, comida japonesa e cereais, são “boas” opções de alimentos que você pode consumir no seu “dia do lixo” sem colher os malefícios de saúde que os alimentos processados, como o açúcar e trigo podem lhe trazer.



3 thoughts on “O “dia do lixo”‏

  1. Muito preciso e esse artigo muito interessante também, como sempre perder peso nãoo significa parar de se alimentar, mas sim como se alimentar!

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