O que comer para emagrecer?

Apesar de já existirem inúmeros estudos comprovando que para emagrecer, é necessário comer, hoje em dia, ainda existes pessoas associando o processo de emagrecimento, com ficar sem comer e passar fome.

Já está mais que provado que comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura, ajudando a emagrecer. Lembre-se sempre: É ERRADO PASSAR FOME! Muito pelo contrário, na maioria das vezes as pessoas se assustam com essa informação, porém é importantíssimo ressaltar que a qualidade dos alimentos necessitam ser ajustadas com critérios.

Mas é nessa hora que surgem as perguntas: Quais opções escolher? O que comer? Quais alimentos ajudam a emagrecer? Confiram alguns dos alimentos que auxiliam no emagrecimento:

IOGURTE E LEITE DESNATADO

Esses itens são indispensáveis para quem deseja emagrecer. Os laticínios sem gordura são fontes de proteínas, vitaminas, minerais, como, por exemplo, o cálcio, que atua como coadjuvante no processo de emagrecimento. Quem tem uma alimentação rica em cálcio, tem menos acúmulo de gordura no corpo. Sem contar que as proteínas do leite são de ótima qualidade, reparam fibras musculares e aceleram o metabolismo (assim como as outras proteínas animais também). As versões desnatadas destes produtos garantem a eliminação de gordura saturada, que é prejudicial à saúde e se acumula facilmente como gordura localizada e no coração, causando riscos à saúde. Vantagem: os produtos desnatados geralmente vem acrescidos de vitaminas e minerais.

CEREAIS INTEGRAIS

Vamos reduzir os carboidratos simples do cardápio? A farinha branca e açúcar são os principais vilões! Podemos substituí-los facilmente pelos cereais integrais, que são ricos em fibras, nutrientes e possuem baixo índice glicêmico, fazendo com que sua glicemia fique estável e não haja picos de insulina a todo o momento, grande responsável por estocar gorduras corporais, formando as indesejáveis gorduras localizadas.

PROTEÍNAS MAGRAS

Como já dito anteriormente, uma alimentação rica em proteínas ajuda a acelerar o metabolismo, pois sua digestão é a mais complexa entre todos os macronutrientes, então, insira o consumo de proteínas magras em suas refeições.

VEGETAISemagrecer

Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras ao longo do dia, afinal, eles são pobres em calorias e gorduras, rico em fibras, água, vitaminas e minerais, auxiliando no processo de emagrecimento. Os únicos vegetais que devem ser consumidos com moderação são: batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha, abacate, manga e batata-doce, pois possuem um pouco mais de calorias do que os outros.

FEIJÃO

Ouve-se muito por aí: “Quero emagrecer então vou cortar arroz e feijão!”, Isso não é verdade… Desde que consumidos com moderação (uma concha de feijão é o suficiente), essa dupla é super saudável e não precisa ser eliminada do cardápio, principalmente o feijão que é rico em ferro, fibras, proteínas vegetais e ajuda na saciedade. Suas fibras, além de regularem o intestino, auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto. É um alimento pouco calórico, uma concha generosa do grão tem apenas 95 calorias.

OLEAGINOSAS

Devido ao seu alto teor de gorduras, as castanhas, amendoim, amêndoas e afins, geralmente não fazem parte do cardápio de quem quer emagrecer. Porém, se consumidos com moderação (1 unidade, ou 1 punhado, 1 vez ao dia) , irão ajudar no emagrecimento. Eles combatem as inflamações do organismo, o que faz com que as células funcionem muito melhor e não acumulem gordura. Sem o acúmulo, além de o corpo se manter em forma, a circulação sanguínea acontece de maneira muito mais saudável, evitando assim as doenças cardiovasculares.

ÁGUA

O último a ser citado, porém não o menos importante! A população no geral ingere menos água do que o recomendado, então, se você quer emagrecer, deve aumentar o consumo de água pois ela reduz o apetite, melhora o intestino, diminui o inchaço, elimina toxinas e acelera o metabolismo!



12 thoughts on “O que comer para emagrecer?

    • Olá Iaraceli, obrigada pelo seu comentário.
      Para emagrecer sem prejudicar a sua saúde e do seu bebê, basta apenas adquirir em sua vida hábitos de vida sudáveis o que inclui uma alimentação balanceada e atividade física regular. Faça alimentações inteligentes, coma de três em três horas, ingira bastante água. Essas e outras informações e dicas você encontra nos artigos já publicados em nosso site. Caso seu obstetra já tenha liberado, faça exercícios físico, com acompanhamento de um profissional. Além disso, inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

  1. Gostaria de saber onde estou errando da forma que me alimento.As 05:00 da manhã como cereais com mamão e leite,as 07:45 café com leite desnatado e pão integral com presunto e mussarela. Depois faço 99k de caminhada.Todos os dias as 11:30 como uma maça e bebo 2litros de água por dia e 13:30 como bastante salada,carne ou frango,4 colheres de arroz e 1 de feijão e uma fruta.As 05:30 1 banana e à noite lanche com pão integral,peito de peru e presunto,suco clayn ou salada e frutas.Quando não ando na rua,faço esteira 45min.e exercícios de musculação e abdominal.Porque não consigo perder 5k?Conto com sua ajuda,obrigada Gilda

    • Olá Gilda, obrigada pelo seu comentário.
      Talvez o seu corpo já tenha acostumado com essas hábitos e restrições, ou até mesmo elas não estão sendo feitas de forma adequada, de acordo com o seu estilo de vida. Procure aumentar os exercícios aeróbicos, restringir da sua alimentação carboidratos simples e doces. Além disse, indico que leia: Como combater o efeito platô, que está publicado em nosso site. Você também pode se inscrever na nossa lista, na lateral direita do site e receber por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

    • Olá Gloria Regina, obrigada pelo seu comentário.
      Para emagrecer é necessário primeiramente força de vontade. Mudando seus hábitos, adquirindo uma alimentação balanceada e prática de atividade física regular você conseguirá atingir seus objetivos. Indico que leia os demais artigos já publicados em nosso site, como por exemplo: Como iniciar a perda de peso e O que comer para emagrecer. Além disso, inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

  2. Olá.
    Tenho 13 anos, peso 60.500 kg. Tenho 1.69 de altura. Queria emagrecer 6 quilogramas.
    Queria saber se emagrecer tudo isso vai me fazer mal? Ou qual dieta melhor para fazer?
    Queria também perder barriga. Como fazer?

    • Olá Victória, obrigada pelo seu comentário.
      Os dados referentes ao seu peso e altura são insuficientes para estabelecermos se há necessidade de perda de peso. Pois nem sempre o ganho de peso está referente ao ganho de gordura, pode ser também ganho de massa muscular. Isso depende do seu estilo de vida e alimentação. Para isso indico que faça os cálculos presentes em nossa Calculadora no site. Caso você precise perder peso, indico que leia os artigos já publicados em nosso site, como por exemplo: Quais as mudanças necessárias para emagrecer. Além disso, inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

  3. Olá!
    Tenho 15 anos e 60 kg. Eu gostava de emagrecer… faço exercícios aeróbicos e localizados há 3 meses e não vi grandes resultados. Pode ajudar-me? Será que não consigo emagrecer mais?

    • Olá Leonor… Obrigada pelo seu comentário.
      Os exercícios são importantes quando desejamos emagrecer, porém a alimentação adequada tem papel fundamental. Por isso convido você a ler os artigos já publicados em nosso site, neles contem muitas informações e dicas para você atingir seu objetivo. Além disso, inscreva-se na nossa lista, na lateral direita do site e receba por e-mail mais informações, dicas, vídeos e fotos de como emagrecer sem mistério, com saúde e para sempre!
      Carol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *