Perca gordura com alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são conhecidos por acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura interna do corpo no processo da digestão e são responsáveis por +/- 10% do gasto total de energia corporal. Todos os alimentos têm o poder de gastar energia durante a digestão, ou seja, aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Porém, os que mais se destacam nesse processo são os termogênicos.

Uma de suas funções, é, otimizar a utilização da gordura corporal como fonte de energia. Assim, os músculos são poupados e há aumento de massa magra.

Para ajudar a perder peso e emagrecer, consuma pelo menos duas vezes ao dia alimentos termogênicos: uma delas, antes da atividade física, para obter um resultado melhor.

O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, ganho de peso.

Mas, não associe a termogenia à melhora na performance! No máximo, a utilização desses alimentos poderá melhorar indiretamente o desempenho por meio da perda de peso.

Quando consumir os alimentos termogênicos?

Para fazer efeito, esses alimentos devem ser ingeridos diariamente. É necessário criatividade para compor os pratos. De 5 a 10 minutos antes das principais refeições, é interessante, por exemplo, tomar uma xícara de chá verde, quE acelera o trânsito intestinal.

Mas, cuidado ao ingerir estes alimentos! Em excesso, eles podem causar dores de cabeça, problemas digestivos e até tonturas. Lembrando que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono.

Como consumir esses alimentos no café, almoço e jantar?

termogenicosNo café da manhã, sugiro ômega-3. O nutriente está presente na semente de linhaça e dá para consumi-la junto com vitaminas e saladas de frutas. Sua função é eliminar o excesso de líquidos do organismo e agir como anti-inflamatório. A canela, tanto no chá, quanto polvilhada em frutas como maçã e banana, também pode ser utilizada.

No almoço, pode abusar de vegetais fibrosos, comidas temperadas com gengibre, mostarda, pimenta vermelha ou pimentões. As pimentas conseguem aumentar o metabolismo em até 20%. Para temperar as saladas, use uma colher de vinagre de maçã.

O ômega-3 está presente no bacalhau, salmão, sardinha e anchovas. O gengibre, que tempera peixes ou aves, também é bom ser consumido. Para a sobremesa, laranja, kiwi e até chocolate meio amargo pode ser consumido, lógico, lembrando sempre que tem que haver moderação!

Agora conheça algumas dicas de alimentos termogênicos que estimulam o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia e a poupar a massa magra (musculatura), auxiliando o emagrecimento:

Canela

Pode ser usada em pó ou em casca, 1 grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas, gratinada no forno, polvilhada em frutas como maçã ou banana, ou em preparações de sua preferência. Nos dias mais frios, pode ainda ser misturada ao leite desnatado quente.

Pimenta vermelha

Pode ser usada como tempero de pratos quentes e saladas. Recomenda-se cerca de 3 a 4 gramas ao dia.

Gengibre

Um pedaço de 2 cm ou 1 grama, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, misturado ao suco, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com fruta.

Chá Verde

De 4 a 6 xícaras ao dia, preparado da seguinte forma: para cada litro de água, quatro colheres (sopa) de erva fresca ou duas colheres de erva seca; esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá devagar, o que ajuda na redução do processo oxidativo. Deixe em infusão de 2 a 3 minutos. Pode ser utilizado em sucos, em vez de água.

Guaraná em pó

Pode ser usado em pó ou cápsulas, 2 gramas duas vezes ao dia. É encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

Água Gelada

Em média de oito a dez copos por dia queimam cerca de 200 calorias.



3 thoughts on “Perca gordura com alimentos termogênicos

    • Olá Joelson, obrigada pelo comentário.
      Os alimentos termogênicos são ótimos aliados para quem quer emagrecer. Mas vale salientar que eles não fazem milagres, e para que seus efeitos sejam alcançados é necessário ter uma alimentação equilibrada e fazer atividades físicas de forma regular. Não deixe de conferir os artigos do nosso site e as informações e dicas que envio por e-mail.
      Carol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *