Porque é tão difícil resistir ao doce?

Quem nunca não conseguiu resistir a um docinho? Quem jé estava satisfeito, mas ao ver o doce, comeu mais um pouquinho? Quem nunca negou mais um pedaço do salgado, mas ao ver o doce, aceitou?
Açúcar… saboroso e tentador, porque é tão difícil resistir?

açúcar

Vamos então a explicação: Quando você ingere algo doce, o açúcar é identificado pelas suas papilas gustativas na parte frontal da sua língua. Em seguida, no córtex cerebral, se acionam algumas reações que chamamos de “mecanismos de recompensa”, estes mesmos mecanismos são acionados pelas drogas, como o álcool, sexo, etc… enfim, tudo que “vicia”.
Alem disso, os doces são considerados energia rápida, e o nosso corpo adora energia rápida, uma vez que isso ajuda o corpo no seu objetivo de sobrevivência.

O grande problema é que esta “energia rápida” está hoje disponível em todo lugar e em milhares de alimentos, até mesmo alimentos que nem imaginávamos que continham açúcares…

Além de ser viciante e energia rápida para o nosso corpo, sempre que ingerimos doce, nosso pico de dopamina esta acionado, se mantendo alto, sem queda, o que significa sensação de bem estar. Já com outros alimentos, quando provamos outros sabores, nossa dopamina é acionada, porem, se você continua a repetir a mesma refeição dia após dia, os níveis de dopamina começam a cair até ficarem baixos, o que não acontece com o açúcar.

Para você que quer emagrecer, vale lembrar que o açúcar é o seu inimigo numero 1. Vale lembrar também que o açúcar esta presente em diversos alimentos como em massas, pães, fruta, bolo, bolachas, etc. Para estar substituindo o doce da sua alimentação, indico que leia o artigo já publicado em nosso site: Como substituir o doce no cardápio. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *