Sinas de que sua dieta está errada

Neste caso a palavra dieta, encaixa-se no conceito padrão de dieta, que nada mais é do que os alimentos que você consome regularmente. Dietas temporárias engordam mais do que emagrecem. Nosso objetivo é encontrar uma organização, manter os prazeres e estilos de vida da melhor maneira possível e por tempo indeterminado. Por isso, evitamos usar esse termo “dieta” em nossos textos, para não haver má interpretações. Preferimos optar por: alimentação balanceada e estilo de vida saudável. Mas hoje, em especial, iremos abrir essa exceção, para melhor explicar quais são os sinais de que sua dieta está errada.

1º Sinal – Controlar as quantidades dos alimentos ingeridos

“Estou comendo menos pra emagrecer.” Não são as quantidades que você come que fazem a diferença, e sim, a qualidade do que você come. O corpo não é um sistema matemático, mas sim biológico. Por isso, preocupe-se mais com a qualidade dos alimentos ingeridos! Obviamente, assim como já mencionamos em nosso site, nada em excesso é saudável. Porém números fazem pouco sentidos para o corpo quando estamos ingerindo alimentos de qualidade, enquanto, hormônios e enzimas fazem muito!

diminuir-a-fome2º Sinal – Sentir fome

A fome em excesso é basicamente o seu corpo querendo dizer: “Você está me alimentando de uma forma errada.” Ele continua pedindo mais, por que você precisa suprir as necessidades dele.

Fome é um sinal clássico de que a qualidade da sua alimentação não está adequada, independente da quantidade de alimentos.

3º Sinal – Estar sempre cansado e sem energia

Você se sente fraco e sem energia após ter picos de insulina ou restringir a quantidade de energia que seu corpo precisa pra um bom funcionamento. Isso ocorre quando você passa a restringir em demasia a quantidade de alimentos a ser ingerido.

4º Sinal – Exercitar-se demais

Outro erro muito comum é as pessoas passarem horas se exercitando. Se exercitar por longas horas, além de ser extenuante, desnecessário e ineficiente, ainda abre demais o seu apetite.

excesso_de_exercicio__foto__divulgacao_4ee14fd03397b-556953-4ee14fd03ec9a5º Sinal – Ter que contar calorias

Você já pensou em contar calorias de um almoço, por exemplo? Pesar ou medir item por item, somar tudo, anotar, manter um acompanhamento diário disso em todas as suas refeições, pra no final, sentir fome e não emagrecer?

Pois saiba que é possível um ganho insidioso de gordura mesmo em uma dieta de 1000 kcal diárias, abaixo das 1200kcal que é o mínimo das recomendações médicas, assim como é possível não se ganhar gordura com dietas de mais calorias do que você está acostumado a comer.

6º Sinal – Voltar a ganhar peso

Seu peso volta a subir, assim que você termina ou diminui a dieta? Esse efeito sanfona acaba gerando um peso máximo cada vez mais alto.

O efeito sanfona é um mecanismo de sobrevivência. Uma adaptação para que você consiga passar mais fome da próxima vez. Quando você corre, ganha fôlego. Quando você malha, ganha músculo. Quando você faz dieta, ganha gordura. Tudo isso para que você possa sempre executar as mesmas tarefas de maneira mais eficiente.



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